Tratado de Lisboa + União Europeia + Governantes da Europa = Fraude às populações
É incrivel como os líderes Europeus conseguiram fazer com que as populações não fossem ouvidas em nenhum país. Felizmente restou-nos a Irlanda que constitucionalmente era obrigada a referendar o Tratado de Lisboa.
A população da Irlanda votou NÃO ao Tratado, e os governantes da Europa querem fazer tábua rasa do que é a opinião e a vontade das populações.
POR ISSO NÃO FOI REFERENDADO EM MAIS LADO NENHUM! POR ISSO NÃO SE ABRIU A DISCUSSÃO À SOCIEDADE CIVIL E ÁS POPULAÇÕES!!
Para eles poderem fazer a Europa que querem e que lhes convêm. E nós? Que Europa queremos? Alguém nos pergunta? Não, partem do principio que todos somos pró-europeístas e que adoramos os Estados Unidos da Europa (que é o que nos querem transformar).
Alguem perguntou aos Portugueses se gostam que o Banco Central Europeu controle as taxas de juro dos seus empréstimos à habitação ?? Alguem perguntou aos Portugueses se gostaram de ver a sua moeda valorizada em 20 000% dificultando as exportações dos nossos produtos para outras economias com moedas mais fortes (nomeadamente Espanha, França, Alemanha, EUA, etc)?? Alguem perguntou aos Portugueses se estão satisfeitos com a Política Agrícola Comum que nos obriga a produzir menos e a receber dinheiro para não produzirmos?? Alguem perguntou aos Portugueses se estão satisfeitos com a Política de Pescas que nos obriga a uma cota de pesca muito inferior ás nossas capacidades e muito inferior ao máximo permitido para salvaguarda das espécies, apenas com o intuito de aumentar a cota de pesca da Espanha, França e outros países???
ESTAMOS MESMO SATISFEITOS COM A EUROPA COMO DIZ O PRIMEIRO-MINISTRO E OS LÍDERES DA EUROPA ????
Eu não estou. Não por ser anti-europeísta, mas por acreditar numa União Europeia diferente. Por acreditar na Europa das Nações e não na Europa das Regiões em que Portugal é uma região, ainda por cima desprivilegiada, da Europa Federalista e despersonificadora da identidade nacional de cada país.
OIÇAM AS POPULAÇÕES! Não façam a Europa em surdina como a imagem demonstra!
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
9 Comentários:
Muito bem, Luís!
16/6/08 17:07
Excelente critica. Subscrevo.
16/6/08 21:04
Então qual é a proposta que apresentam???
A crítica eu li-a, a contra proposta não! Europa de Nações é muito vago...
29/6/08 03:48
Europa das Nações não é nada vago. Aliás é muito claro! É uma Europa onde os países são soberanos dentro das suas fronteiras. É uma Europa onde as decisões não são feitas por maioria originada por interesses dos países grandes (como Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Itália) e são antes sim feitas por unanimidade.
É uma Europa onde a haver uma constituição europeia ou tratado de lisboa ou seja que documento, a vontade das populações é respeitada e é ouvida.
Quero uma Europa que seja politicamente construida de maneira correcta e não "à cão" nos parlamentos partindo do principio que todos estão de acordo ... a Irlanda provou que não.
E estranho é que os politicos não saibam ler os sinais. O tratado constitucional foi chumbadissimo. O Tratado de Lisboa só não foi chumbadissimo porque só um país fez referendo. Isto pura e simplesmente quer dizer que as populações não estão de acordo com esta Europa que querem construir.
Por consequinte, e não sou eu que apresento uma solução milagrosa, parece-me muito mais natural e muito mais saudável para o futuro da Europa e da União Europeia, que o processo seja aberto ás populações, à sociedade civil, aos "lobbys" (no bom sentido e não no significado depreciativo dado em Portugal e na lingua portuguesa), a todos os actores políticos e não politicos que serão envolvidos num futuro tratado da união europeia.
E alem do mais, a critica foi feita quanto à reacção dos lideres europeus que pretendem pura e simplesmente passar por cima da população de um país para fazer valer os seus interesses.
Já que, aparentemente é um defensor do tratado de lisboa, gostaria que me explicasse qual a urgencia de que esse tratado entre em vigor, porque sinceramente parece-me que a UE funciona tao bem como sempre funcionou ... e até agora ninguem me conseguiu explicar a urgencia desse tratado ...
29/6/08 20:13
Não, a Europa das Nações é vago porque há-de ser sempre uma Europa de Nações quer haja tratado de Lisboa quer não haja;
Se me vierem dizer, vamos fazer uma Constituição Europeia, eu diria, vamos, sou do SIM mas quero um referendo porque vamos perder muita soberania nacional e é bom que se veja e discuta bem a questão;
Agora com o Tratado de Lisboa não.
Para uma Europa deixar de ser a "Europa das Nações" com você e muitos lhe chamam, e passar a ser uma Europa federal ou como dizia Churchill "os Estados Unidos da Europa", teríamos de ter uma coisa que não temos, e penso que não teremos durante muito tempo que seria um orçamento comunitário na ordem dos 30% e não na vergonha de 1% do PIB da UE;
O Tratado de Lisboa é mais um Tratado, como Roma, Maastricht ou Nice e pouco vem mudar!!
Quanto à sua questão da urgência, existem muitas mas penso que a mais importante é dar à UE uma voz única em matéria de política Externa de Segurança e Defesa para não acontecer mais cenas tipo uns RU/Espanha/Portugal/Polónia juntos com os EUA na Guerra do Iraque, França e Alemanha opõem-se; para que não existam duas vozes na UE sobre o processo de paz no Médio Oriente; para que não hajam Estados da UE a reconhecer o Kosovo e outros não...para que possamos nos defender bem, temos que nos defender todos...
30/6/08 00:19
E desde quando é que o interesse de Portugal na questão africana é a mesma que a da Alemanha ou França? E porque é que Portugal é obrigado a seguir uma politica externa decidida por maioria simples numa parlamento claramente controlado pelos "pesos pesados" da Europa e não ter a sua própria politica externa? Aqui o problema é Portugal nunca ter tido uma política externa. Não é por-se em bicos de pés, é ter os seus interesses bem definidos e não adoptar os interesses dos outros como os seus próprios. E se o fazemos, que seja por opção própria e não obrigados por uma qualquer resolução aprovada em maioria simples no parlamento europeu com os votos de 3 ou 4 países.
E se pouco ou nada vem mudar, para quê adoptá-lo? Para quê então subverter a vontade de um povo (neste caso apenas o da Irlanda porque os outros não foram ouvidos) a uma mera teimosia?
Não seria melhor explicar-se à população o que está em causa e deixá-los decidir se o querem? Não seria melhor Portugal ter uma política externa bem definida quer na questão africana quer na questão sul-americana? É triste ver que precisamos da União Europeia (sim, nós um país com forte vocação ultramarina) para definirmos o que queremos além europa.
E sim a Europa caminha para um Federalismo, a quebra de fronteiras, as leis comunitárias, a concertação e harmonização fiscal e a própria moeda única assim o indicam ... só não vê os sinais quem não os quer ver. Pode ser daqui a 10, 30 ou 100 anos ... mas os sinais e o caminho estão a ser percorridos.
A Europa das Nações não é vago, basta ver como funcionava a CEE, antes de ser a UE. Isso era a Europa das Nações. Opções estratégicas em áreas fulcrais, fortificação de posição no mercado globalizado, etc. Esta UE não me serve nem nunca servirá enquanto resoluções possam ser tomadas por maioria simples onde os pesos nas decisões~são diferentes. Se cada país contasse como um voto, admitiria que pudesse ser por maioria simples, mas infelizmente não é isso que está previsto neste tratado. E assim, nem é preciso debater-se amplamente uma questão, basta haver um sindicato de 3 ou 4 países a decidir e os outros são obrigados a segui-la. Isto não é a Europa que acredito, é a Europa país e nós (UE) somos uma instituição de vários países com diversos interesses, diversas políticas, diversas economias e dificuldades e diversas vontades. O meu vizinho não quer que eu mande no quintal dele, porque carga de água hei-de eu ficar satisfeito que ele mande no meu???
30/6/08 00:51
Eu percebo o ponto de vista, embora não concorde com ele acho que já percebeu.
Agora, uma coisa não posso deixar passar, presumo que defende a Europa estilo CEE como denota no ultimo parágrafo. O problema é que nas críticas ao Federalismo, escreve tudo medidas implantadas pela CEE, económicas, e não políticas!!! a quebra de fronteiras, as leis comunitárias, a concertação e harmonização fiscal e a própria moeda única de que fala são medidas de mercado comum e de União Economica e Monetária...O Franco CFA é a moeda corrente oficial de 14 países: Camarões, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gabão, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Benim, Congo, Mali, República Centro Africana, Togo, Níger e Senegal. Não é por isso que caminham para uma Federação!!!
Mais, a política externa de Portugal para as zonas que fala, África e América do Sul vai ter de mudar, porque até eles já perceberam que unidos, são mais forte...União Africana quer ser União Económica e Monetária, o Mercosul para lá caminha com cada vez mais países a tentarem entrar nas discussões sobre as pautas aduaneira comuns...e como é óbvio, a etapa seguinte é a união política!!! O futuro é este porque unidos somos mais fortes...
A questão irlandesa do não irlandês não é tão simples quanto parece. Vá à Irlanda e pergunte se eles não concordam com a UE e com os fundos que recebem da PAC. A Irlanda é tão somente o país que mais beneficiou com a UE nos últimos anos (souberam fazer aquilo que nós não soubemos). A questão é, referendos são supostamente a melhor arma democrática de um Estado, mas os eleitores fazem o favor de torná-lo a melhor arma contra na medida em que maior parte das pessoas vota num referendo a aprovação do Governo, não a pergunta em questão. Existem estudos que o comprovam.
Além disso, a votação de um Parlamento não tem nada de Anti-democrático. Tal como eu, é do CDS e o nosso partido votou a favor do Tratado...
A questão de o Portas pedir o Tratado é a arma dele contra Sócrates pois se o CDS fosse governo, arriscaria tudo o que tenho como não aconteceria um referendo...porque nesta questão não é necessário estar a gastar dinheiro com ele...volto a frisar, o TL não é uma Constituição Europeia. Continuamos a ser soberanos!!!
30/6/08 13:39
Mas ninguem me "ouviu" dizer que eu defendia o mercado comum e a economia comum! E mais, se essas medidas foram tomadas pela CEE isso não implica que não tivessem sido tomadas com "olho" em algo mais, como meio para um fim.
Mas adiante, a questão não é de referendarem ou não. Eu acho que merece ser referendado, mas ainda assim o que me choca é que ninguem explicou aos cidadãos dos países que assinaram o "tratado" o que se passava. Bem, se o explicaram lá fora até acredito, porque são mais civilizados do que nós, agora alguem explicou ao "Zé Povinho" o que era o tratado de lisboa? Disseram simplesmente "Os portugueses são pró-europeístas e por isso não é preciso referendar". Mas alguem sabe se isto sequer é verdade???? É isto que ponho em causa. Se estivessemos a adoptar algo que as populações quisessem, eu tinha mais era que estar caladinho. Mas não é.
E a questão do "unidos somos mais fortes" ponho as minhas dúvidas se Portugal na UE é mais forte do que quando estava fora da UE... ponho as minhas fortes dúvidas. Não duvido que poderiamos ter menos auto estradas, mas queremos as auto estradas só para importar? ... É tudo na base dos ses por isso acho que não vale a pena entrar por aí, no entanto não deixo de questionar que na UE somos mais fortes a que custos sociais e na economia do país?
Quanto a ser uma arma do portas contra o governo, eu ainda penso por mim próprio e não vou atrás do que me vendem ou querem vender. Demagogia ou não, certo é que o Sócrates ganhou as eleições com o compromisso (entre muitos outros incumpridos) que iria referendar um possível tratado europeu ... e isso sim vai para além da demagogia, foi mesmo mentira aos portugueses todos. E que tem de fazer a oposição, além de contribuir com as suas próprias propostas, que não ser "fiscalizar" o governo?
1/7/08 02:57
Concordo que o Tratado, mesmo não sendo para referendar merecia um escrutínio público maior, sem dúvida...é algo que estamos de acordo...
Se fossem só as auto-estradas era muito bom!!! Se eles nos pedissem o que nos deram de volta, tínhamos de vender o país a retalho...
Quanto ao último ponto, Deus sabe que não sou apologista do Portas portanto não estou a dizer que concordo com ele...estou a dizer que é política, e por muito que queiras, é um jogo sujo!!! é o penso isto, mas faço aquilo (coisa que o "nosso" presidente é um ás)...
1/7/08 17:57
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial