Educação em Portugal: 8 ou 80
Caríssimos, Etiquetas: Educação, Ensino Profissional, Ensino Público
Antes de mais felicito o caro deputado Dr. José Paulo Carvalho, pela sua iniciativa neste nosso "partido aberto".
Venho aqui deixar o meu testemunho como estudante do ensino profissional privado, regularizado pelo Ministério da Educação comparando com a actual análise quanto ao ensino público. O meu primeiro sentimento é sem dúvida de indignação relativamente às medidas que poderão vir a ser aplicadas ao sistema público, que comparando com o ensino profissional são de facto medidas que dobram de imediato, um factor já referido: o facilitismo. Digo dobram porque penso que isso já se encontra na maior parte dos alunos, até falando um pouco contra a minha geração, sendo assim substancialmente um reforço às más atitudes de assiduidade.
Em termos de sistema de ensino profissional, que no meu caso é privado, o Ministério de Educação reformou-o acerca de 2 anos. Neste sistema cada disciplina do curso inclui vários módulos, sendo que cada módulo inclui um número de horas estipuladas a assistir.
Neste caso o que acontece a um aluno que falta por ter de ir ao médico como já foi o meu caso, ou por outra razão que eventualmente tem justificação digna de apresentar?
Pois bem, não é possível justificar. O aluno que falta por necessidade com fim justificável, vai acumulando faltas que culminam no chumbo do respectivo módulo, quer dizer isto que, mesmo que tenha tido positiva no exame respectivo a esse módulo a nota fica excluída, e o aluno além de ter de repetir o teste mediante o pagamento de 8€, terá de recuperar as horas que faltou, sendo que cada hora tem um custo de 10€.
Vejamos agora o ensino público, em que o aluno falta sempre que lhe apetece, chegando ao fim do ano, dá uma vista de olhos pelos livros difíceis de abrir e…Aprovado!
De facto é 8 ou 80 o ensino que temos em Portugal…vemos um reforço das más mentalidades dos estudantes do ensino público, e a insensibilidade de não existirem meios para justificar uma simples ida ao médico para quem frequenta o ensino profissional.
Acho que esta matéria de regimes impostos pelo Ministério, e fica desde já a sugestão, devia ser apresentada à Sra. Ministra da Educação.
Bem-haja,
Pedro Alves Martins.
In: As faltas fazem falta à escola?
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!

1 Comentários:
só uma coisa....alguem me é capaz como é que a JUVENTUDE Popular está á quase meio ano sem uma´página na internet???
26/11/07 17:25
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial