Debate Castro Vs. Portas
Foi há poucos minutos que terminou o debate que colocou frente-a-frente na RTP1 o actual líder do CDS-PP Dr. José Ribeiro e Castro e o ex-Presidente, deputado e agora candidato Dr. Paulo Portas. Tenho pena que tenha tido a duração limitada a 60 minutos, porque sem dúvida que me estava a deliciar com os argumentos esgrimidos entre ambos. De qualquer modo, vou tentar fazer uma pequena análise deste debate.
Começando pelo candidato Dr. Paulo Portas, o que me pareceu foi de facto alguém que têm muitos projectos para fazer frente ao "Eng." José Sócrates e a ideia clara de tentar roubar espaço ao PSD posicionando o nosso partido no Centro-Direita. Mais do que isso, defende claramente que o lugar de EuroDeputado de José Ribeiro e Castro conquistado através dos votos dos eleitores portugueses, tal e qual o lugar de Deputado de Paulo Portas tendo por isso ambos a mesma legitimidade, é um handicap para fazer crescer o CDS-PP e fazer de facto oposição ao Governo PS. Mas pergunta mantêm-se... Sendo o Dr. Paulo Portas membro do Grupo Parlamentar e Deputado eleito, se têm tantos projectos e ideias de oposição ao Governo PS, porque carga de água não as põe em prática ??? Porque não as usa em prol do Partido independentemente da liderança do CDS-PP ??? Porque se refugia na isenção e no sentido de responsabilidade de não falar para não colocar a actual direcção em xeque para o seu silêncio na AR ??? E se evoca tal sentido de responsabilidade, porque é que veio falar agora ??? Eu faz-me sinceramente confusão pessoas que vêm a terreiro defender a união e a pacificação e não fazerem mais do que guerrilha política e serem fonte de instabilidade interna. Porque é que o Dr. Paulo Portas não esperou que chegasse ao fim o mandato da actual direcção? Porque é que houve sempre, por parte do Grupo Parlamentar, uma fonte de atrito ao normal funcionamento do partido? Porque é que sempre houve o interesse em concentrar a opinião pública e os olhos dos eleitores para uma guerra interna no CDS-PP em vez de mostrar a Oposição que o CDS-PP têm vindo a fazer nos últimos 2 anos ao Governo PS? É claro que um partido têm muito mais dificuldade em fazer oposição ao Governo quando o seu órgão representativo na AR passa a vida a falar para dentro do Partido e a assobiar para o lado quando são acusados de não estarem de agulhas acertadas com a direcção nacional do Partido. Mas fora estas polémicas todas, o Dr. Paulo Portas teve igual a si mesmo. Quando pensavamos que vinha aí um político diferente que iria falar para as bases, eis que despertou o one man show novamente. Não falou NADA sobre como fazer crescer o partido de dentro para fora ficando no ar a ideia que o CDS-PP irá ser novamente uma ilusão de partido como foi no tempo da sua anterior Presidência. Fez-se valer da sua condição de Deputado como uma mais valia para ser Presidente do Partido onde claramente indicou que poderia fazer oposição ao Governo na AR coisa que o EuroDeputado José Ribeiro e Castro não poderá fazer até 2009. Falou para os eleitores e não para os militantes ... como sempre o fez ... Não critico que o faça, aliás o target dos partidos políticos são os eleitores. Mas esta é uma eleição interna do CDS-PP, o target deveria ter sido os militantes e estes foram uma vez mais esquecidos pelo Dr. Paulo Portas.
Quanto ao Dr. José Ribeiro e Castro, é alguem com um rumo traçado. Um objectivo definido. Quer contar com todos os militantes do CDS-PP para os combates que se avizinham em 2009 e quer sem dúvida contar com a lealdade e operância do Grupo Parlamentar como mais um braço do Partido, mas têm o caminho minado. Não me parece que mesmo que ganhe o Dr. Ribeiro e Castro as oposições internas terminem aqui e se efectivamente ganhar, como espero que faça, ainda veremos em 2009 situações como no passado em que militantes do CDS-PP andavam a pedir e a dizer que era necessário NÃO votar no CDS para que tivesse um mau resultado. Vi igualmente um homem que quer reafirmar o Partido à DIREITA, unir o Partido, que têm um projecto inclusivo e de crescimento de dentro para fora, com qualidade, com credibilidade e com conteúdo. Falou para os militantes, esclareceu o porquê da actual crise interna do Partido e clarificou quem é o instigador desta situação. Falou dos órgãos e dos Conselhos do Partido, falou do que tem sido feito pelo partido e no partido, falou da base de trabalho alargada a diversas personalidades ao contrário de apenas um grupo restricto, e falou do surgimento mediático de novos valores no CDS-PP além do próprio presidente. Ouvi tambem o Dr. Paulo Portas dar razão ao Dr. Ribeiro e Castro quando critica a política agricola portuguesa, a política de pescas, a política de saúde, etc. Infelizmente os menos atentos não sabem que aquilo que o Dr. Paulo Portas defendeu contra o Governo, são coisas que a actual direcção do CDS-PP têm insistentemente repetido e que devido ao ruído de fundo do Grupo Parlamentar e da instabilidade interna não têm chegado aos portugueses.
Quanto ao vencedor do debate? ... Penso que não houve vencedores, houve 2 homens muito diferentes que expuseram, apesar do pouco tempo disponível, alguns argumentos importantes para a decisão dos militantes do CDS-PP do próximo sábado dia 21 de Abril. Ligeira vantagem para Paulo Portas no discurso para o exterior e clara vantagem para Ribeiro e Castro no discurso para as bases do partido. Vencedores só mesmo no sábado. A minha preferência? Dr. Ribeiro e Castro, sem dúvida.
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
1 Comentários:
Eu acredito!
19/4/07 11:44
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial