A Recolha de Sólidos Urbanos na Amadora ... ou a política do lixo ...
Sem dúvida que a recolha e o tratamento dos resíduos sólidos produzidos pela população deve ser uma das preocupações de maior importância por parte das entidades responsáveis de cada concelho. Ainda para mais num concelho como a Amadora que, tendo a população que tem concentrada numa área bastante reduzida, se não se agir de forma responsável e eficaz, o problema poderá ter consequências catastróficas para a qualidade de vida dos cidadãos.
Aparentemente é isso mesmo que se passa na Amadora: http://dn.sapo.pt/2007/02/04/cidades/populacao_cansada_lixo_amadora.html
Neste aspecto, a JP da Amadora têm uma posição bem clara. Mais do que se recolher e tratar os Sólidos Urbanos produzidos pela população é importante preparar as populações e criar infra-estruturas de modo a que se trata esta matéria com responsabilidade e inteligência.
A separação e posterior reciclagem é um dos pontos fundamentais que defendemos que se seja alargado e fomentado na Amadora. Estamos no século XXI onde se fala da política dos 3 R´s e do "separar toca a todos", mas na realidade poucas são as pessoas que efectivamente separam o lixo em casa e o colocam nos ecopontos espalhados um pouco (muito pouco) por toda a cidade. É da nossa convicção que mais, muito mais pode ser feito.
Desde a proliferação dos ecopontos nas ruas da Amadora, educação ambiental e formação na separação dos lixos domésticos, melhoria dos meios mecânicos de RSU, ... muito se pode fazer para que todos juntos possamos cada vez mais ter orgulho em viver numa cidade limpa, com preocupações ambientais e modelo no que á separação e reciclagem diz respeito. A Câmara têm a sua parte de responsabilidade pois é a entidade responsável pela recolha e tratamento do lixo da Amadora, e neste aspecto muito ainda têm a melhorar para atingir patamares de qualidade dignos de uma cidade europeia do século XXI.
"Separar toca a todos" ... e todos podemos contribuir.
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial