Os maus exemplos ...
Saddam foi executado hoje (30 de Dezembro de 2006). O que dizer sobre isto numa sociedade que se quer evoluída e pacífica ? Não obstante da soberania da Justiça de cada país, não posso deixar de concluir que a execução do ex-ditador seja um péssimo exemplo para o Mundo. Senão vejamos, o que se ganhou com a morte de Saddam Hussein ? Muitos dirão que o Mundo ganhou com a perca de um ditador, mas ele já nem era ditador, era simplesmente um homem velho, preso e em julgamento. Ganhamos um execução que "foi gravada para a posteridade" e que apenas criou mais um mártir para a causa islâmica e que mais sentimento anti-ocidental (nomeadamente anti-americano) criou. Ou seja perdemos. O que poderiamos ganhar seria um exemplo para o Mundo, o fim de um ditador e uma justiça que se quer eficaz sem morte de seres humanos por mais atrozes que possam ser. Por mais discutível que possa ser se Saddam merecia ou não morrer, este julgamento era, alem de um processo penal, uma situação política que foi completamente desaproveitada.
Não se combate radicalismos com mais radicalismos, a escalada de violência torna-se incomportável e alem de tempo perde-se vidas humanas. Tinha-se aqui uma oportunidade de fazer justiça sem violência mostrando ao Mundo, e nomeadamente ao médio oriente e ao mundo islâmico que para que a justiça tome lugar não é necessário execuções. Falhámos. E digo falhámos porque, como é certo, quem decidiu foi o tribunal Iraquiano, mas apesar de tudo é do conhecimento mundial que os EUA, e tambem a Europa, têm forte influência no governo e na justiça Iraquiana. Pior, as declarações do Sr. Bush foram idióticas, mas tambem aí ... nada de novo, dando o sentido falso de justiça dizendo que "não era o mais desejável, mas acabou por ser justo" inflamando ainda mais os ódios e falando apenas para os que ao longo dos anos sofreram nas mãos de Saddam que finalmente sentiram a sua vingança concretizada.
Bem sei que a velha história de dar a outra face é extremamente dolorosa e sempre díficil de tomar lugar, mas para o bem global, esta era sem dúvida uma situação que poderia ter terminado de outra maneira. Na minha opinião, não obstante da culpabilidade do ex-ditador em crimes contra a humanidade, a decisão correcta deveria ser a do encarceramento perpétuo. Não é com violência que se combate a violência, acho que é uma lição que o mundo já devia ter aprendido.
É assim que terminamos o ano de 2006...com uma execução...
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
1 Comentários:
é verdade é este o exemplo que nos dão.
Parabens pelo texto.
7/1/07 22:29
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial