Limites dos níveis do Ozono.
Porquê?
O ozono é um poderoso oxidante, que pode provocar dificuldades respiratórias e irritações nos olhos, nariz e garganta, particularmente em grupos sensíveis, e é um dos maiores responsáveis por perdas agrícolas e danos na vegetação.
O ozono é um poluente secundário que resulta da emissão do tráfego automóvel e da combustão na indústria, emitindo óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis que originam então este poluente". Na estratosfera, o ozono é benéfico, mas próximo da superfície pode ser muito lesivo.
O que está previsto
Segundo a legislação em vigor os níveis de ozono no ar não devem ser superiores a 180 microgramas por metro cúbico (mg/m3) - o limite que, uma vez transposto, obriga as autoridades a emitir um alerta aos cidadãos.
A partir deste limite, as concentrações de ozono podem ter efeitos negativos sobre a população, manifestando-se através de sintomas como tosse, dor de cabeça, náuseas, dores peitorais e falta de ar.
As entidades obrigadas a prestar as informações são as Direcções Regionais do Ambiente. No concelho da Amadora a entidade que deve informar destes valores é a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
As autoridades recomendam que durante estes períodos, as pessoas evitem inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde), reduzam a actividade física ao ar livre e evitem outros factores de risco, tais como o fumo do tabaco ou a utilização de produtos contendo solventes.
O limiar de informação ao público (acima dos 180 microgramas por metro cúbico, e que pode ter efeitos sobre a população mais sensível como crianças, idosos, asmáticos e doentes respiratórios)
A proposta da Juventude Popular da Amadora.
Propomos que a Câmara Municipal da Amadora tome posição activa na informação à população destes valores que podem por em perigo a saúde das populações. Estes valores, dado o aquecimento global do planeta, terão tendência a repetirem-se com cada vez maior frequência.
Assim a JP defende as seguintes medidas a adoptar pela C.M.A. assim que obtiver conhecimento de que os valores de ozono ultrapassem os valores máximos permitidos:
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!

0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial