Conselho Nacional de Coimbra
No passado sábado teve lugar, em Coimbra, um Conselho Nacional ordinário da Juventude Popular com a seguinte ordem de trabalhos:
1- Apresentação e votação da Acta do Conselho Nacional Extraordinário de Aveiro.
2-Apresentação, discussão e votação do orçamento da Juventude Popular
3-Apresentação do Plano de Implantação
4-Debate sobre o Política Energética
5-Análise da situação política.
Foi um Conselho Nacional bastante morno e, na minha opinião, pouco participado muito devido á altura que é, muitos dos jovens encontram-se em época de exames.
A Acta do CN Extraordinário0 de Aveiro foi aprovada, com algumas abstenções e sem polémica, coisa que relativamente ao orçamento já não se passou. O Orçamento, que foi aprovado, levantou algumas dúvidas nomeadamente em relação á sua forma e em alguns pontos em particular. Pessoalmente não compreendo a enormidade de aplicação de € em "Conselho Nacional" (6.000€) onde já foram feitos 3 e apenas um teve gastos com a dormida dos Conselheiros Nacionais... parece-me exagerado a menos que o próximo seja igualmente de 2 dias. Louvo o esforço efectuado para liquidar o passivo da JP, mas uma questão se levanta ... O actual presidente está no seu 4º mandato consecutivo, há 7 anos na liderança da JP, o passivo enorme que a JP têm não será responsabilidade das CPN que ele liderou e que efectuaram uma má gestão de recursos económicos gastando mais do que aquilo que podiam ? Fica ao critério dos senhores e senhoras leitoras, mas quanto a mim não tenho dúvidas ... o Sr. Presidente é um dos maiores responsáveis pelo passivo da JP ser enorme.
Relativamente ao Plano de Implantação, confesso que esperava mais do Secretário-geral e desta CPN. A apresentação do plano de implantação não passou de um ponto da situação onde não se apresentou ideias nem planos de acção de modo a tornar a implantação uma ideia em curso. Tenho pena que o SG tenha limitado a sua intervenção em enumerar, distrito a distrito, as concelhias eleitas e não eleitas e referindo, de quando em vez, que "neste distrito não me preocupo". Como todos os Conselheiros Nacionais, esperava soluções e esperava um plano de acção.
O Debate sobre Política Energética foi bastante interessante. Contou com a presença do Prof. Pedro Sampaio Nunes e do Prof. Pedro Pestana, ambos da Direcção Nacional do partido, e assistiu-se a um "esgrimir" de prós e contras á volta da Energia Nuclear e de outras opções que podem ser alternativas ao nuclear.
Por esta altura, tive de me ausentar do Conselho Nacional, mas penso que foi um conselho nacional onde muito ficou por falar e deveria ter-se introduzido outros pontos de extremo interesse na ordem de trabalhos. Talvez num próximo conselho nacional ...
Resta apenas dizer que foi apresentado o Metablog da JP http://cortaradireito.blogsome.com , e foi igualmente apresentado um projecto de remodelação do site que a mim muito me agradou, com uma imagem moderna, apelativa e agradável alem de ser muito funcional. Saúdo estas 2 iniciativas e espero que o Metablog possa crescer e amadurecer, e que o site realmente se concretize, e mais do que isso que alem do site se consiga fazer uma remodelação total da imagem da JP.
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!

3 Comentários:
Caro Luís, aqui vão alguns comentários ao teu post:
Conselhos Nacionais: O próximo, a realizar-se ainda este ano, será de 2 dias, daí o custo apresentado, que embarca o já gastado com os 3 que passaram e o 4º que há-de vir. Convém não esquecer que não são só as dormidas que dão despesas aos CN, mas também as salas (quando não se conseguem gratuitas), o aluguer do equipamento de som e gravação e o projector. Quanto ao resto das contas, não vou defender nem falar contra as anteriores direcções nesse aspecto. Já critiquei o que tinha a criticar. Mas ao fim de muitos anos percebi que liquidar o passivo não é matéria fácil, que por vezes está-se a trabalhar nesse sentido mas por despesas que não se pode deixar de ter ele volta a aumentar. A alternativa seria estarmos um ou dois anos parados, sem gastar nada, para se poder arrancar com as contas saldadas e algum acumulado para as despesas seguintes. Não me parece muito viável... Mas também posso estar errado e o Nuno surpreender-nos.
Em relação ao Plano de Implantação, a apresentação do Nuno não terá sido muito eloquente, é um facto, mas acho que te escaparam alguns pormenores relevantes como por exemplo a nomeação de novos delegados distritais que trabalharão em prol da criação de novas concelhias. Também não é de descurar o apelo a todos os militantes para o esforço de implantação, que não pode depender esclusivamente da Secretaria-Geral.
Um abraço,
12/7/06 14:16
Francisco, deixa-me só dizer-te, que os Conselhos Nacionais já foram 3, é um facto. Mas sei que a sala de Palmela não custou nada assim como a sala de Aveiro que tambem não custou nada e, segundo me parece, a sala de Coimbra tambem não custou nada. Portanto, os gastos, segundo me parece, são só com as dormidas dos conselheiros nacionais. E como referi no post, se o proximo é de 2 dias, já explica o valor. Ainda assim, os membros da DN que vão para os conselhos nacionais no dia antes do próprio CN custa-me a crer que paguem as próprias despesas ... mas tambem nao quero estar a especular.
Liquidar o passivo não é tarefa fácil, mas o passivo existe fruto de más gestões anteriores. E só temos o problema de liquidar o passivo evido a má gestão das CPN anteriores. Admito que não seja culpa exclusiva das CPN´s que o actual presidente encabeçou, e que tenha herdado uma situação substancial, mas a verdade é que bem gerido a JP tem capacidade para NÃO ter passivo. A verdade é que a JP NÃO pode gastar mais do que aquilo que tem. A verdade é que a subvenção do partido não é grande, mas temos agora 3 anos sem eleições nenhumas...talvez não seja má ideia equilibrar as contas da JP durante este tempo em que nao temos quase gasto nenhum com material de campanha, ou vai-se continuar a fazer crescer a conta do TLM e o passivo crescer em vez de diminuir ?????
Quanto á questão do apelo a todos os militantes, não falo directamente do Nuno, mas acho engraçado que esta CPN apele tanto aos militantes. Ainda para mais em áreas que a CPN deve ter uma posição, afinal de contas foram eleitos para alguma coisa e são CPN para alguma coisa ... Acho bem que se desenvolva trabalho em sintonia com as concelhias e distritais, mas não somos nos concelhias e distritais que devemos fazer o trabalho da CPN.
13/7/06 20:08
Esqueci-me de referir o Plano de Implantação, e certo que o Nuno apresentou novos delegados distritais, mas isso parece-me pouco. Era importante traçar um plano de implantação, iniciativas em áreas dificeis e com pouca implantação para mostrar que a JP existe, ir junto das escolas, associações de jovens etc, esse é um trabalho dos delegados aos Distritos mas que, na minha opinião deveria ter sido traçado e apresentado nesse ponto do CN.
Não estou a criticar por criticar, acho que o Nuno tem capacidade para ser um excelente SG talvez lhe falte um pouco de amadurecimento e expriencia no cargo, o que é perfeitamente normal e aceitável. É um critica construtiva, e acho salutar criticar-se até porque se fossemos todos "Yes Man" nunca nada nem ninguem iria evoluir. E a minha intenção ao criticar é precisamente para a JP ser cada vez melhor. Não se é essa a intenção de outros que criticam, mas a minha opinião é esta. As criticas e opiniões divergentes são salutares desde que efectuadas com respeito e com cabimento e sinceramente acho que não estou nem a ser desrespeitoso nem descabido.
13/7/06 20:19
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial