Relativamente ao Referendo em Montenegro
"Realizou-se ontem o Referendo no Montenegro, relativo à independência deste face à Sérvia, tendo ganho os defensores da independência com 55,4 % dos votos, existindo, assim, desde ontem mais um Estado Independente nos Balcãs.
Nestas circunstâncias a JP entende ser de saudar a forma tranquila e pacífica com que decorreram as votações, bem como a elevada participação dos Montenegrinos nesta votação tão importante para o seu futuro.
Por outro lado, consideramos que, neste momento, todos devemos reflectir sobre o que significa o fim da ex-Jugoslávia e o aparecimento de vários Estados independentes nos Balcãs, sobretudo pelo que isso representa em termos de desafios colocados à segurança europeia e à própria integração destas economias na União Europeia.
Sabendo nós que um dos maiores desafios do Montenegro, enquanto Estado Independente, será a integração Europeia (à semelhança com o que se passa com vários dos seus vizinhos), deveremos reflectir sobre o que a integração dos Balcãs representará para a UE, as suas consequências políticas, económicas e sociais, bem como os novos equilíbrios e solidariedades locais que poderão surgir nesse cenário de pacificação, estabilização e futura integração na UE."
A Comissão Política Nacional da JP
Sobre este assunto, resta dizer que inteiramente corroboro este comunicado e que é um assunto importante no sentido de repensar e reflectir sobre o caminho que a UE irá seguir. Não podemos deixar de dar importância ao que se passa na Europa, e em particular na UE e tudo isso faz parte de ser integrante a União Europeia e ser cidadão de Portugal e da UE. É importante dar atenção não só ao que se passa no "nosso quintal", que é prioritário claro, mas tambem ao que se passa no "nosso bairro" porque pode, e certamente terá, consequências directas para a UE e como parte integrante, para Portugal. Cabe a todos sentir-nos Europeus e sermos Europeus e defender o que acreditamos ser melhor para Portugal e a Europa.
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial