O pomo da discórdia ... CRIL ...
Uma vez mais falo da CRIL, esse tão afamado projecto que deveria ser uma obra que serviria as populações e criaria maior mobilidade e qualidade de vida aos habitantes de Lisboa, Amadora e concelhos vizinhos e, por falta de vontade ou simplesmente por incompetência dos projectistas e do poder quer local quer nacional, aparenta vir a ser um batólito digno da pré-história que irá causar enorme transtorno às populações que habitam nos limites do traçado em projecto.
É impensável alguem viver num 5º andar de um prédio e ver uma "auto-estrada" passar a 5 metros da janela. A recusa por parte das partes envolvidas na projecção e execução desta obra de olhar para as populações e responder aos seus incessantes apelos de modo a que a qualidade de vida seja preservada mostra bem o espírito com que esta obra é encarada, não se trata de completar o traçado da CRIL para melhor servir as populações mas sim por uma questão de "obra feita" para que mais tarde se possa afirmar "Nós fomos o poder que completou uma obra que nunca mais tinha fim" ...
Recusamos completamente este tipo de situação e mais do que isso fazemos tambem nossa, uma luta que tem sido das comissões de moradores e à qual o Sr. Presidente da Câmara funciona como um autêntico "Yes man" a responder às pretensões das comissões de moradores e que depois pouco ou nada faz para efectivamente alterar o projecto para ir de encontro com o que são legítimas pretensões dos habitantes da Damaia, Venda Nova e Alfornelos, freguesias mais afectadas com o projecto em cima da mesa e em vias de aprovação por parte do EP (Estradas de Portugal).
A desculpa da questão monetária não serve e não satisfaz ninguem senão os que a dão. E mais, a declaração do Sr. Presidente da Câmara na Assembleia Municipal em como teria um estudo em seu poder que demonstrava que a solução em túnel, no seu todo, acabaria por ficar relativamente mais barato por se poupar em expropriações e indemenizações, ainda mais razão dá a esta luta. Então Sr. Presidente, pede-se um pouco mais de afinco e dedicação nesta questão pois como o Sr afirmou na sua ultima campanha eleitoral, "O melhor da Amadora são sempre as pessoas" ... Cumpra !!! Mostre que realmente o que mais importa são as pessoas e não os interesses económicos e financeiros de uma obra cujo desígnio seria, e deverá ser, o de servir a população e dar melhores condições de vida aos habitantes dos concelhos que a utilizarão.
Estaremos atentos ao desenrolar desta situação que o Ministro das Obras Públicas já declarou, há cerca de 2 semanas, que o anuncio final da obra "estaria por dias", e o que é verdade é que ou os dias no Ministério das Obras Públicas são maiores que os nossos ou então tratou-se de mais um anuncio de propaganda que este governo já nos habitou e tanto gosta de fazer...
Queremos o traçado da CRIL completo e pronto a ser utilizado, mas não a qualquer custo e mais do que isso sem nenhum custo para a qualidade de vida das populações que se fixaram nas áreas circundantes do traçado e que nenhuma culpa têm de todo este imbróglio e não podem ser penalizados por terem escolhido adquirir e viver numa casa legal cuja construção foi autorizada pela Câmara Municipal.
Para bem da população e do munícipio!
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
3 Comentários:
Gostei do texto. Um assunto bastante importante para os cidadãos e muito actual.
12/5/06 14:25
So é pena aquela parte em que o traçado completo da CRIL, para servir a população da Damaia, tenha de passar pelo Concelho de Lisboa, onde o Sr. Raposo não pode mandar muito nem que queira! De resto se bem me lembro quem está a encravar tudo é meia dúzia de moradores de vivendas da freguesia de Benfica (e fazem-no desde os idos de 1995 aproximadamente). De lá para cá, já com o projecto da CRIL aprovado mas parado, foi contruído um prédio de realojamento, na freguesia da Buraca (essa já Concelho da Amadora).
Quanto à questão dos prédios, também convém ver quais os que foram construídos quando a CRIL já lá estava! ;)
De resto bora lá acabar com isso que tou farto de acordar a ver filas de trânsito!!!
14/5/06 18:43
Não só as vivendas do Bairro de Santa Cruz serão afectadas pelo traçado da CRIL, os edíficios da Venda Nova, aqueles imediatamente atrás da Rua das Fontainhas nas portas de benfica, ficarão com uma estrada a 5 metros das janelas no 5º Andar. E estas já lá estavam e são legais. Esse edificio de realojamento da Buraca, foi mais uma enorme "calinada" da Câmara da Amadora, mas nunca ninguem se lembra desses erros em tempos de eleições ... Ou vão ao engano ... Alem disso, em Alfornelos existem inumeros outros problemas relativamente aos edificios, legais mais uma vez, que estão situados na frente do que ainda resta da Azinhaga dos Besouros e até mesmo com a própria escola ali situada. Enfim, um imbróglio que nunca mais parece ter fim e que se houvesse um pouco mais de boa vontade por parte dos Srs. Projectistas da COBA, do EP, da CML e da CMA alem de BOM SENSO e de se preocuparem com as POPULAÇÕES, todos saíram a ganhar, quer as populações, quer os poderes políticos locais e nacionais.
15/5/06 17:04
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial