Empresas espanholas em Portugal ...
Segundo notícia avançada pelo diário digital, existem 287 empresas espanholas em Portugal a facturar acima de 6 milhões de euros por ano. Ver notícia aqui.
O que difere as empresas espanholas das portuguesas ? ... Porque será que as empresas espanholas conseguem sobreviver, e com lucros bastante "razoáveis", e as portuguesas fecham umas atrás das outras e só se queixam da crise ? ... É uma pergunta que deixo no ar para reflexão dos leitores do nosso blog.
Quanto á minha opinião, é muito simples: Profissionalismo, mentalidade e modelo de gestão adequado ás necessidades do mercado. Não digo que em Portugal não exista profissionalismo, mas sejamos realistas que em termos de produtividade deixamos muito a desejar. Não afirmo que tenhamos uma mentalidade inferior á dos espanhóis, mas não posso deixar de constatar que todo o português, ou quase todo, acha sempre que o tudo o que tenha marca "Portugal" é inferior ao que tenha marca "Estrangeiro". Não duvido que tenhamos gestores capazes de responder ás necessidades e às dificuldades de uma empresa, mas tudo em Portugal é dificuldades, a começar no Estado passando pela legislação e burocracia e terminando nos sindicatos. Não se pense que não sou apologista da defesa dos direitos dos trabalhadores, mas há que ter bem presente o que são os reais direitos dos trabalhadores.
É importante a agilização da legislação referente ás empresas assim como um incentivo ao investimento nacional por parte de privados e ao empreendedorismo. Neste aspecto, sou sem dúvida defensor do liberalismo, mas nem 8 nem 80 ... Não nos podemos esquecer do aspecto social e da base de qualquer empresa, os trabalhadores. Há que facultar as ferramentas necessárias para o aumento da produtividade e competitividade face às empresas não só espanholas, mas estrangeiras no geral de modo a que a marca "Portugal" volte a ter o prestígio que merece. Temos o valor, a capacidade e o potencial ... porque esperamos ?
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
1 Comentários:
Não é uma questão de o que é português é mau e o que é espanhol é bom. Aliás veja-se o caso das laranjas: qtas e qtas vezes não dizemos que uma laranja amarga ou com pouco sumo é espanhola (será que o MM também é espanhol? Bem adiante...). Agora vamos olhar para a etiqueta do que se paga por unidade e aí vemos que eles não só conseguem por cá os bens e ainda ganham com isso...
Outra situacão mais que certa, é que os fundos da UE para fomentar as culturas e indústrias em Espanha, não foram postas ao servico de meia dúzia de indivíduos e o gasóleo agrícola espanhol (mais barato mesmo assim que o nosso) também serve para tractores é alfaias agrícolas e não só para o jipe do "agricultor".
Também não duvido que tenhamos gestores capazes, não sei é se teremos gestores audazes!
29/5/06 13:54
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial