Educação em Portugal ...
Sem dúvida que é um dos temas mais importantes para o presente e mais do que isso para o futuro do país. A educação, peça essencial do crescimento sustantável de uma sociedade, tem sempre de estar no topo da agenda de qualquer governo, ainda para mais quando existe graves lacunas como se passa no nosso país. Existe ainda uma grande taxa de analfabetismo, das mais altas da UE, assim como grande parte da população alfabetizada é o que se pode chamar de analfabetos funcionais, ou seja sabe ler e escrever mas a compreensão e correcção de leitura e escrita não está ao nível mínimo exigido. A juntar a isto, o retrato da educação em Portugal realizado pela Ministra da Educação do presente Governo é extremamente negativo. Ver aqui.
Não obstante da realidade da análise, e do seu pragmatismo incontornável, parece-me que se poderia ter resguardado um pouco mais a dignidade e o profissionalismo dos professores e orientadores escolares. Sem dúvida que é preciso melhorar e tomar medidas para que possamos efectivamente ter um país educado e mais do que isso com educação de qualidade, mas não é necessário encontrar um "bode expiatório" e apontar todas as culpas para os Professores e desresponsabilizar os diferentes órgãos executivos, a começar tambem e principalmente pelos anteriores governos, que tem uma quota parte essencial no falhanço que é a educação em Portugal.
No meio de tanta crítica, uma coisa extremamente positiva: o problema está, ou aparentemente está, identificado ... aguardo com expectativa o que se irá fazer para mudar, melhorar e tornar eficiente o sistema educativo em Portugal, até porque na minha opinião este não é o único nem o maior problema da Educação no nosso país ...
Veremos...
Concordas com a nossa vis? para a Amadora? Vem connosco!
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial